Tremembé na UVA
(Aqui é coletivo indígena)
Na história das universidades brasileiras é inegável a constatação do baixo número de estudantes e docentes negros no ensino superior. Como se constrói um ensino superior includente e diverso com tantas diferenças nas proporções de cor e raça entre os estudantes? Principalmente de estudantes negros, que historicamente foram excluídos da participação ativa dos processos sociais e políticos do País?Por uma educação decolonial, democrática e includente, novas perspectivas e novas ideias devem entrar na universidade. Não apenas o conhecimento formal deve ser remodelado em uma nova perspectiva, mas abrir espaço para os saberes dos povos originários. Os indígenas estão cada vez mais presentes no ambiente universitário. Por meio de lutas e resistência, o ingresso e vivência nas universidades convoca a ciência a ouvir e dialogar com o conhecimento ancestral na construção de uma nova epistemologia que atenda às novas demandas da sociedade, abra espaço para saberes que foram subalternizados por séculos no ambiente universitário e que construa junto das comunidades tradicionais formas de “bem viver”. Em harmonia com seu modo de vida e suas tradições.

Aberta a esse propósito, a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, junto do povo Tremembé, iniciou em 2015 a construção do Curso de Pedagogia Intercultural Cuiamba, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em 2018 (Resolução CEPE-UVA 35/2018) e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Ceara em 2023 (Parecer CEE 50/23) . Uma importante ferramenta de formação de professores indígenas que atendam uma perspectiva educacional que respeite seus conhecimentos ancestrais e tradições. Acesse o Link https://www.youtube.com/watch?v=TrStmIyQSFI&t=1125s e conheça um pouco dessa experiencia no documentário Curta Unidiversidade: Jornada Tremembé na UVA.
Conheça mais sobre esse universo e esta forma de produzir conhecimento através dos documentários produzidos por alunos Tremembé do Curso Cuiamba/UVA, professores de grupos de pesquisa da universidade e alunos extensionistas do curso de Pedagogia e pelo Programa de extensão Unidiversidade no canal do Youtube Unidiversidade UVA link https://www.youtube.com/@unidiversidadeuva4082