Negros e Negras da UVA:
Por uma Universidade Antirracista
Na história das universidades brasileiras é inegável a constatação do baixo número de estudantes e docentes negros no ensino superior. Como se constrói um ensino superior includente e diverso com tantas diferenças nas proporções de cor e raça entre os estudantes? Principalmente de estudantes negros, que historicamente foram excluídos da participação ativa dos processos sociais e políticos do País?

Na busca por novas epistemologias e construção de uma Universidade que dê o devido reconhecimento aos conhecimentos subalternizados, o coletivo Negros e Negras da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA em Sobral-CE publicizam sua luta por uma universidade antirracista a cada Encontro que organizam.
Os encontros Negros e Negras da UVA são eventos de extensão acadêmico que vem sendo realizados desde 2018 (I encontro), 2019 (II encontro) e 2021 (III encontro), as duas primeiras edições de forma presencial e a última de forma híbrida devido a pandemia da COVID 19, a mesma impossibilitou o evento em 2020. Essa história esta sendo contada no Documentário Coletivo Negro da UVA: unidade em meio a diversidade disponível no canal do Youtube Unidiversidade UVA e pode ser acessado no link https://youtu.be/qC8iOFPZXvs
O documentário acompanhará o I Encontros de Negros e Negras da UVA: se fere nossa existência, seremos resistência. Evento que ocorreu na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-CE. A Universidade como espaço plural e de convivência de múltiplos saberes, cumpre realmente o que se diz? Entre muitos relatos de organizadores, convidados e participantes do evento, será questionado estas questões e levará o espectador as reflexões sobre a receptividade de corpos, conhecimentos e vivências negras dentro da Universidade.